Dr. Wagner BaratelaDr. Ivan Leonardo Avelino França e Silva, Dir. do Dep. de Infectologia do Hospital A C Camargo, falou sobre a importância da rapidez no diagnóstico no painel moderado pelo Dr. Wagner Baratela, Head de Medicina Genética do Fleury, que abordou o investimento em inovação no V Fórum Internacional ASAP. Dr. Ivan ressaltou que a rapidez no diagnóstico faz toda a diferença na vida do paciente, apontou a evolução das tecnologias e como utilizá-las de forma mais ágil para os tratamentos.

 

 

 

Dr. Ivan FrançaO diagnóstico é feito muitas vezes de forma rotineira. Porém, segundo França e Silva, é preciso olhar com atenção para a sensibilidade, a questão do isolamento e do stewardship (tomar conta, administrar), porque tudo se torna obsoleto em pouco tempo na medicina: “Estima-se que daqui a 20 anos não existirão antibióticos porque as bactérias estão ficando cada vez mais resistentes”. Com certa preocupação perante ao assunto, o infectologista diz que é necessário que a tecnologia trabalhe em conjunto com o hospital: “Se a tecnologia nos traz coisas novas, temos que lutar para trazer isso para a ponta. É mais benefício para mais gente em menos tempo”, afirma.

 

 

 

Participando do mesmo painel, os representantes da Roche Pharma no Brasil, Denise Honorato (Diretora de RH) e Dr. Lenio Alvarenga (Diretor Médico), contribuíram para o assunto explicando como criar valor através de programas de apoio aos funcionários. 

Alvarenga garante que a Roche é a empresa que mais investe em inovação e que todas as informações de saúde precisam ser acessíveis: “Temos como missão saber como o progresso da ciência atinge os pacientes, porque no fim, todos somos pacientes”.

O Diretor Médico apresenta ainda o Foundation Medicine e um teste que traduz as informações da doença para uma possível medicação: “Imagine que no prontuário do médico viessem as opções de tratamento e como os pacientes que tiveram este tipo de doença evoluíram ao redor do mundo. Isso não é gasto, é investimento”, conclui.

 

Honorato comentou ainda, sobre a crença de que se o colaborador estiver bem fisicamente e espiritualmente, o ambiente de trabalho melhora: “Ter um ambiente psicologicamente saudável em um lugar que você passa muito tempo da sua vida, pode fazer toda a diferença”, finaliza.

Clique aqui para conhecer melhor a ASAP  ou entre em contato com a gente através do e-mail admin@asapsaude.org.br

Clique aqui para assistir a palestra completa